Guia: KPIs para pequenas empresas

SOBRE O QUE É ESSE GUIA?

Para você entender o que são indicadores-chave de desempenho e a importância deles para o seu negócio

Leia agora

Com este guia, você vai conseguir:

Entender o que é um KPI e qual sua relação com o planejamento estratégico.

Aprender a importância dos KPIs para as pequenas empresas.

Conhecer os principais KPIs e como podem ser utilizados no seu negócio.

Saber quais são as principais metodologias de gestão baseadas em indicadores-chave de desempenho.

Introdução

Ter uma empresa bem-sucedida é o sonho de todo dono de negócio. E para alcançá-lo, são desenvolvidos e aperfeiçoados métodos e técnicas capazes de otimizar todo o trabalho para que os melhores resultados sejam colhidos. Entretanto, apenas isso não é o suficiente, mesmo que seja elaborado um bom planejamento estratégico. É preciso ir além e acompanhar todo o progresso obtido pelo negócio ao longo do tempo, o que pode ser feito por meio dos indicadores-chave de desempenho (KPIs), que permitem descobrir se a empresa está no caminho certo de acordo com as metas estabelecidas.

Os KPIs são essenciais para negócios de todos os portes, seja confirmando que os resultados estão de acordo com o esperado, seja facilitando o ajuste de ações que não estão sendo saudáveis para a empresa, reduzindo, consequentemente, as chances de erros e impulsionando seu desenvolvimento. Isso é possível porque o trabalho em torno de indicadores confiáveis funciona como um termômetro do impacto que as atividades têm sobre o empreendimento.

Diante de tamanha importância, desenvolvemos este guia com todas as informações necessárias para você entender o que são KPIs, conhecer os principais e aproveitar as vantagens que o bom uso deles proporciona às pequenas empresas. Além de aprender o conceito, você vai ver como eles funcionam na prática e quais metodologias baseadas em indicadores podem ser utilizadas para impulsionar os resultados do seu negócio. Tenha uma boa leitura e mantenha este material sempre por perto para consultá-lo em caso de dúvidas!

Cap. 1 | O que são KPIs

Os indicadores-chave de desempenho, ou simplesmente KPIs (do inglês, Key Performance Indicator), são uma forma de quantificar a performance das empresas, considerando seus objetivos organizacionais. Em outras palavras, são índices que refletem o nível de sucesso de um negócio, tendo como base as metas que foram estabelecidas para determinado período e que permitem acompanhar os resultados alcançados e o percentual de desenvolvimento obtido em relação aos números anteriores.

Os KPIs são, por exemplo, o número de clientes que voltam a fechar uma compra com determinada marca ou o número de produtos produzidos a cada hora por uma indústria. São, portanto, informações estratégicas que auxiliam os empresários nas tomadas de decisões e, por isso, estão presentes na rotina de toda empresa bem-sucedida, justamente porque, de olho nos KPIs estabelecidos, é possível que as equipes concentrem-se nos indicadores que realmente geram valor para o que fazem.

Se interessou pelo conteúdo?
Desbloqueie preenchendo abaixo